FURNAS - Notícias - FURNAS Online  
 Todas as notícias
    
Programação do Espaço Cultural Eletrobras Furnas para 2012


O Espaço Cultural Eletrobras Furnas encerrou sua programação de 2011 nesse domingo, dia 18/12. Foi um ano de muitos sucessos, com 18 projetos de variados segmentos, como música, teatro e artes visuais, voltados a um público de todas as idades.
Nós, da equipe do Espaço Cultural, desejamos a todos Boas Festas e esperamos revê-los em 2012 com a nova programação, que iniciará no dia 28/01.

Veja a seguir o que preparamos para 2012, com acesso gratuito*:

Contrastes – Marcelo Ment
Exposição - 28/01 a 04/03
Reconhecido no circuito internacional de street art contemporânea, o carioca Marcelo Ment é um dos principais artistas plásticos urbanos do cenário nacional. A exposição de Ment faz parte de uma tendência mundial que é de levar jovens artistas originados nas ruas para as galerias. Multimidiáticos, esses artistas não se valem apenas do uso da lata de spray, mas de outras técnicas em diversos formatos e mídias.

Paula Faour e a Música de Marcos Valle & Burt Bacharach
Música – 28/01
Neste show, Paula Faour visita as obras de Marcos Valle e Burt Bacharach e apresenta novas concepções de arranjos para as músicas desses grandes compositores, através de melodias originais e versões inéditas.

Eduardo Dussek – “Na sua” – 30 anos de carreira
Música – 02/03
Espetáculo musical do grande cantor, compositor e pianista, Eduardo Dussek. Hoje, Dussek é um artista multifacetado que carrega um forte lado teatral, fazendo com que ele se especialize em shows personalizados, engraçados e vibrantes.

Reis, Rainhas e Plebeus
Exposição – 10/03 a 06/05
Exposição do artista plástico Derlon Almeida cuja estética remete à cultura nordestina, principalmente do estado de Pernambuco, sua terra natal. Seus trabalhos são inspirados em xilogravura popular e street art, e na criação de um novo e vibrante projeto de linguagem.

Alma Lírica Brasileira
Música – 10 e 11/03
Duas apresentações do show “Alma Lírica Brasileira” da cantora Monica Salmaso, que divide o palco com Teco Cardoso (saxofone e flauta) e o maestro Nelson Ayres (piano), inspirado em compositores brasileiros que constituem a história de nossa música e cultura, como Heitor Villa-Lobos, Antonio Carlos Jobim, Paulo Vanzolini, Chico Buarque, Ary Barroso e Adoniran Barbosa.

Felinda
Teatro – 17, 18, 24, 25, 31/03 e 01/04
Felinda é a mais nova criação da Companhia Carroça de Mamulengos, uma família de artistas que há 35 anos busca a valorização das tradições culturais brasileiras através de sua arte. O espetáculo conta a história de Felinda, uma mulher negra e velha, que vê sua vida sem brilho se transformar com a chegada de um circo em sua cidade. Com direção de Alessandra Vannucci.

Zé Renato nos shows “Breves Minutos” e “Boca Livre Acústico”
Música – 13 e 14/04
Show de lançamento do CD “Breves Minutos” do cantor e compositor Zé Renato acompanhado por seu quarteto de acento brasileiro-jazzístico e apresentação do tradicional quarteto vocal “Boca Livre”, do qual Zé Renato faz parte desde a criação em 1978. O repertório traz as músicas que, para o grupo e público, ainda têm um frescor e uma vitalidade que sempre se renovam como comprovado em shows realizados pelo país.

Chicas Celebram Jorge Mautner
Música – 20, 21 e 22/04
O grupo Chicas apresenta o show de grande sucesso de público e crítica, sobre a obra do compositor Jorge Mautner. Para o repertório foram selecionadas algumas canções ícone: Maracatu Atômico, O Vampiro, Manjar de Reis, Crazy Pop Rock, Rouxinol, entre outras.

Histórias para encantar crianças e adultos
Teatro – 05, 12, 19 e 26/05
Apresentação de 4 espetáculos diferentes de contação de histórias: Histórias da Mãe África, Caldeirão de Histórias, A Polegarina e Outras Histórias e Contos da Terra dos Mil Povos. Com a atriz Priscila Camargo e direção de Cacá Mourthé.

Daniel Martins & Ivanildo Carmo dos Santos – Olhares do Morro 2012
Exposição – 19/05 a 08/07
Oito anos após a exposição de fotografias Olhares do Morro – Um Manifesto Visual, que apresentou o trabalho coletivo dos jovens participantes dos workshops iniciados pelo fotógrafo francês Vincent Rosenblatt, o Espaço Cultural Eletrobras Furnas abre novamente suas galerias para esses jovens. Daniel Martins, da Rocinha, e do Ivanildo Carmo do Santos, do Santa Marta, que produziram ensaios fotográficos excepcionais, captando a essência das respectivas comunidades onde vivem.

Brasilianos 3
Música – 01 e 02/06
Parte da premiada trilogia do Hamilton de Holanda Quinteto formado por Hamilton de Holanda (bandolim 10 cordas), Marcio Bahia (bateria), Daniel Santiago (violão), André Vasconcellos (contra-baixo) e Gabriel Grossi (harmônica), que apresenta um show dinâmico, comunicativo e contemporâneo inspirado em grandes nomes da nossa história como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Baden Powell, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal.

Na rotina dos bares
Teatro – 16, 17, 23, 24, 30/06 e 01/07
O espetáculo apresenta a história musical do Rio de Janeiro a partir do “escritório” preferido de nossos compositores mais representativos: o bar, percorrendo a boemia carioca e desvendando suas canções e seus extraordinários “causos” da época de ouro das décadas de 1940, 50 e 60. Texto de Marcos França e direção de Ana Paula Abreu. Com Antonio Pedro Borges, Édio Nunes, Letícia Medella, Marcos França e Sheila Matos.

A história do bem e do mal
Música – 06 e 07/07
Show do cantor e compositor Jards Macalé em homenagem ao grande músico Nelson Cavaquinho. Macalé levará para o palco a história do samba mostrando suas maiores influencias para a construção da identidade cultural do povo brasileiro.

Passarinho à toa
Teatro – 14, 15, 21, 22, 28 e 29/07
O espetáculo infanto-juvenil traz a poética de Manoel de Barros, sob a ótica do grupo Os Tapetes Contadores de História, revelando aos pequenos um curioso quintal reinventado que mescla poesia, viola, narrativa, dança e tecido. Com direção de Warley Goulart.

Mundo das coisas
Exposição – 21/07 a 16/09
Exposição individual da artista plástica Ana Durães, que comemora 30 anos de carreira. Com curadoria de Denise Mattar, a artista inaugura uma nova fase de seu trabalho: “Entre flores e céu” e “Mundo das coisas”.

Conexão Sanfona: Gonzagão via Marcelo Caldi
Música – 03, 04 e 05/08
Em comemoração ao centenário de nascimento do grande músico Luiz Gonzaga, o trio formado por Marcelo Caldi (sanfona), Fábio Luna (percussão) e Nando Duarte (violão de 7 cordas), apresenta espetáculo com a participação especial de Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga e filho de Gonzaguinha.

MPB 4
Música – 11/08
Com arranjos vocais impregnados de extrema modernidade, calcados em harmonias atualizadas e requintadas, o MPB 4 decidiu pela sonoridade das cordas de violões para traduzir o espírito desta apresentação. O repertório mescla canções consagradas pelo grupo – daquelas que todo mundo canta junto – e novas versões de boleros, que farão parte de seu novo CD.

Homens, Santos e Desertores
Teatro – 18, 19, 25, 26/08, 01e 02/09
Em tempo de comportamentos padronizados pela mídia e a publicidade, o espetáculo vem lembrar a importância da figura do outsider, do sujeito que não se enquadra e que prefere ser diferente. Texto de Mário Bartolotto e direção de Ernesto Piccolo

O Jogo do Casamento
Teatro – 15, 16, 22, 23, 29, 30/09, 06 e 07/10
Espetáculo inédito no Brasil, baseado no texto do norte-americano Edward Albee, com direção de Pedro Brício. Nesse texto, Albee amplia sua lente para dissecar o relacionamento de um casal maduro, com 30 anos de convivência, lançando um olhar atento sobre as relações humanos e a sociedade.

Realidad Ciudad Brasil Cuba
Exposição – 29/09 a 25/11
A exposição reúne trabalhos de 7 artistas: o artista cubano Ernesto Sargentón Rivouax, os videomakers cubanos Celia Irina González Álvarez e Yunior Aguiar Perdomo, e os brasileiros Fernando Ekman, G. Fogaça, Zé César e Laura Michelino. A mostra tem a curadoria da cubana Dayalís González Perdomo e do crítico de arte brasileiro Enock Sacramento.

Cabruera – Visagens Nordestinas
Música – 19 e 20/10
O mais novo projeto da banda paraibana Cabruera traz um espetáculo que enaltece e traduz de forma envolvente, sensível e pulsante a cultura nordestina, com canções repletas de referências ao cancioneiro popular e aos ritmos brasileiros como o forró, coco, ciranda, maracatu, repente, samba e embolada.

Multifonias – PianOrquestra convida Teresa Cristina, Mariana Baltar e Maíra Freitas
Música – 26 e 27/10
Duas apresentações do premiado grupo PianOrquestra com participação especial das cantoras Mariana Baltar, Teresa Cristina e Maíra Freitas. Este encontro entre música instrumental e MPB torna a experiência desses shows inédita e única, com um repertório que contém samba, coco, ciranda, repente, maracatu, entre outros ritmos tipicamente brasileiros mesclados com influências mundiais contemporâneas.

Dez cordas do Brasil
Música – 10/11
Show de lançamento do CD homônimo, do instrumentista e maestro Jaime Alem, celebra a sonoridade da viola caipira. Jaime Alem explora a multilinguagem deste instrumento, varia seus timbres, toca temas de estilos diversos, de diferentes regiões do Brasil, montando um verdadeiro mosaico da presença da viola em lugares distantes de sotaques e linguagens ricas em ritmos e melodias.

O meu sangue ferve por você
Teatro – 24, 25/11, 01, 02, 08 e 09/12
Comédia musical que passeia por situações engraçadas sobre as armadilhas do amor. Grandes clássicos populares de Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Fábio Junior, Gretchen e muitos outros foram selecionados para contar as idas e vindas de um quadrilátero amoroso: a mocinha virgem, o canalha, a mulher da vida e o bom moço rejeitado. Roteiro de Pedro Henrique Lopes e direção musical de Marcelo Eduardo Farias.

O Romantismo no DNA da música
Música – 14, 15 e 16/12
Uma viagem pelas obras de Chopin, Liszt, Alberto Nepomuceno, Glauco Velasques, Leopoldo Migues e Ernesto Nazareth, compositores que contribuíram para a formação e identidade da música no Brasil, lançando uma nova roupagem para o estilo musical romântico, sem perder a essência dos tradicionais recitais pianistas venerados e apreciados pelo público.




   

   

   

   

   



Publicado em: 01/26/2012