FURNAS - Notícias - FURNAS Online  
 Todas as notícias
    
Furnas na Mídia: Trabalho da empresa em mecânica das rochas conquista artigo em revista internacional


O trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Apoio e Controle Técnico do Laboratório de Furnas, em Goiânia, tornou-se tema de artigo na revista da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM), entidade que é referência mundial na área técnica de construção. Foi na unidade de Furnas que surgiu a primeira célula voltada para experimentações sobre medições de tensões in situ em maciços rochosos na região sulamericana.

Apesar de a Associação ser representada no Brasil pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, coube ao estudante boliviano Ludger Suarez-Burgoa, membro da Divisão de Incentivo a Jovens Engenheiros, escrever sobre o assunto. Ele chegou ao laboratório por indicação da Universidade de Brasília (UNB), onde cursa pós-graduação orientado pelo professor Andre Pacheco de Assis, e desenvolve, atualmente, em parceria com profissionais de Furnas, trabalhos que vão subsidiar sua tese.

O texto descreve todo o desenvolvimento do trabalho, iniciado em 1998 pelo especialista em Geotecnia do departamento, João Luiz Armelin, e incentivado pelo professor do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal, Manoel Rocha. O resumo do artigo segue abaixo. Para ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.






   

   

   

   


Publicado em: 10/06/2011